LOGO SEM FUNDO
4 de maio de 2023

Prevenção de incêndio:

5 itens indispensáveis para que todo sistema de detecção de incêndio seja eficiente.

De nada adianta contar com um sistema de detecção e alarme de incêndio em um estabelecimento comercial, industrial ou residencial, se ele não estiver operacional. Se um equipamento estiver “desprogramado ou desativado”, ou ainda não sendo monitorado pelo sistema, as consequências podem ser desastrosas.

São itens primordiais em um sistema de alarme e detecção de incêndio:

1. Central de alarme.

A central de alarme inteligente é o coração de todo sistema de alarme e detecção de incêndio - SDAI.

É este equipamento que recebe informações das condições de todos os dispositivos do sistema e ativa os sinalizadores e automações em casos de emergência.

A central também é responsável por toda análise do sistema, processo este, que verifica se os componentes do sistema apresentam possíveis falhas. Cabeamento rompido, curto-circuito e anormalidades do tipo são imediatamente identificadas, para que sua edificação permaneça com total proteção.

2. Detectores de incêndio.

É função dos detectores de incêndio monitorar as condições do ambiente. Através desta funcionalidade, é que a prevenção de incêndio se torna eficaz, ao apontar focos de fogo ou aquecimentos com rapidez e precisão. Os detectores podem ser de fumaça, temperatura e de gases.

3. Acionadores manuais.

O sistema de detecção e alarme de incêndio também precisa contar com acionadores manuais. Esses dispositivos devem ser instalados em pontos estratégicos da área protegida pelo sistema, permitindo a qualquer pessoa ativá-los quando visualizarem um foco de incêndio fazendo com que a resposta seja mais imediata até que a ação dos detectores.

4. Sinalizadores.

Os avisadores sonoros e/ou visuais do sistema de detecção e alarme de incêndio devem ser instalados de forma que todas as pessoas que habitam a edificação tenham um aviso imediato de um evento de fogo e possam proceder à evacuação da edificação.

5. Módulos.

Os módulos são dispositivos que interagem com outros elementos da edificação no sentido de monitorar ou atuar diretamente em outros sistemas instalados. São eles módulos de monitoramento (posição dos hidrantes, das bombas de água), módulos de zona (para visualização de dispositivos não endereçáveis), módulos de comando (para atuar na pressurização de escadas, no sistema de ar condicionado, no sistema de controle de acesso). São de suma importância para que a rotina de monitoramento e evacuação atue de forma eficiente.

O seu sistema possui estes recursos?

Ele opera em sua plenitude, sem falhas? Uma adequada manutenção, além de determinada em norma ABNT, é essencial para garantir a vida útil do sistema e sua total funcionalidade.

Não possui ainda um sistema?

A prevenção é a melhor maneira de prevenir um risco maior, prejuízos que podem ser irreversíveis. Sistemas de prevenção a incêndios podem salvar seu patrimônio e, principalmente, vidas.

Conheça nossas soluções. Estamos prontos para proteger seus colaboradores e seu patrimônio. Somos distribuidores e instaladores credenciados da @EZALPHAMV para o estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Nossa meta é oferecer aos nossos clientes excelência nas soluções propostas, garantindo confiabilidade, integração com outros sistemas, eficiência na prevenção a incêndios, com custos e prazos adequados, otimizando investimentos, proporcionando uma experiência diferenciada de atendimento.

DETEK

Sistemas Contra Incêndio.

Fale conosco: (31) 3263–4067

E-mail: comercial@detek.com.br

Saiba mais: www.detek.com.br