Um dos elementos mais importantes de qualquer edificação é, sem dúvidas, a central de alarme de emergência.
Ela garante a proteção das pessoas e um acionamento rápido em caso de fogo ou fumaça. Entretanto, é necessário contar com um sistema completo de prevenção.
Que envolve, por exemplo, detectores e outros dispositivos.
Para garantir a identificação rápida em uma emergência, a central mostra no painel o endereço do equipamento acionado.
Existem no mercado dois tipos de sistema: os endereçáveis e os convencionais.
Os dois possuem características distintas e devem ser escolhidos corretamente.
A fim de te ajudar a fazer a melhor escolha para seu sistema de detecção, escrevemos este artigo.
Como funcionam os sistemas convencionais?
Os sistemas convencionais são, geralmente, os mais utilizados. Eles são adequados para projetos mais simples, com ambientes que possuem áreas menores e menos dispositivos.
É uma solução que permite o monitoramento da área delimitado por zonas e/ou setores.
Normalmente o sistema convencional é composto por uma central de alarme de incêndio somada a detectores e/ou acionadores. Cada um deles fica responsável pela cobertura de uma área ou setor.
Vale ressaltar que sistemas convencionais exigem manutenção periódica, pois eles não detectam falhas e nem defeitos nos dispositivos (detectores e acionadores) de forma automática.
Sistemas endereçáveis:
Já os sistemas de alarme de emergência endereçáveis são denominados desta forma, pois a sua aplicação permite que cada dispositivo receba um “endereço”.
Sendo assim, a central de alarme de incêndio pode ser utilizada em pequenos, médios e grandes ambientes, devido a sua tecnologia aplicada.
Possibilitando, dessa forma, uma atuação rápida e eficiente, uma vez que a central indica no display o dispositivo acionado.
A central consegue “conversar” com cada dispositivo de maneira rápida e individual, mantendo controle sobre aqueles que estão ativos, bem como indicando as possíveis falhas no sistema.
Deve-se lembrar que os sistemas endereçáveis utilizam protocolos proprietários, ou seja, os dispositivos instalados devem possuir o mesmo tipo de comunicação.
Qual é a melhor alternativa para a central de alarme de incêndio?
Quando se fala em proteção contra incêndios, a central endereçável ajuda na identificação do problema, pois sua ação é rápida e precisa.
Portanto, contar com informações confiáveis é determinante na preservação de vidas e do patrimônio.
Sendo assim, ambientes menores e que utilizam pequenas quantidades de equipamentos podem recorrer ao sistema convencional.
No entanto, é importante ter atenção, haja vista que apesar de ser uma solução mais em conta, ela tem sido substituída por sistemas mais inteligentes.
Ou seja, em muitos casos vale a pena optar por um sistema endereçável, mesmo que nem todos os pontos sejam utilizados.